Diário de Bordo

De São Paulo ao Atacama - 2014


Dia 14

De Chamical, ARG à Sunchales, ARG

Hoje tivemos um dia de estrada, saímos do hotel às 10h e rodamos quase 600KM entre as cidades de Chamical, ARG e Sunchales, ARG. Passamos por três fronteiras de províncias, La Rioja, Córdoba e Santa Fé, quando visitamos a Argentina em 2010 era muito comum nas divisas de províncias existirem barreiras policiais, mas não havíamos encontrado nenhuma em funcionamento no trecho em que fizemos para chegar até Salta, ARG.

Hoje a história foi diferente, logo que saímos do hotel fomos parados por um policial da província de La Rioja, solicitou apenas os passaportes (isso mesmo não pediu o RG) o documento do carro e a habilitação. Viu os documentos e ficou fazendo algumas perguntinhas bobas, se estava tudo bem, se precisavamos de algum auxílio para chegar em nosso destino, nossas profissões, etc. Por último perguntou se o GPS do carro tinha camera de vídeo, e assim que informamos que não, na cara larga pediu uma propina, na hora o Beto respondeu "No comprendo senhor!" e ele explicou que gostaria de uma propina para manutenção do posto policial. Se tivesse algo errado com o carro ou com os documentos pagaríamos a multa e não a propina, por isso não demos nem sequer 1 peso! O policial ficou muito puto quando dissemos que não tinhamos dinheiro e nos liberou.

Assim que entramos na província de Códoba, a policia nos parou novamente, mas dessa vez o policial solicitou todos os documentos necessários, até a carta verde, além disso o policial solicitou ao Beto que fizesse o teste de bafômetro. Tudo certo nos liberou e desejou uma boa viagem. Quando chegamos no final da província de Córdoba, fomos parados novamente, dessa vez solicitaram apenas a habilitação do Beto e documento do carro. O policial tinha nas mãos o mesmo equipamento de teste de bafômetro, mas dessa vez não solicitou o teste.

De todos esses dias que rodamos na Argentina e no Chile não nos pararam na estrada, hoje compensaram a viagem inteira.

Chegamos em Sunchales, ARG às 17h30min e conseguimos encontrar vaga no primeiro hotel que visitamos. O Beto precisava de internet para ajudar mais uma vez um cliente que estava com problemas.

Tomamos um banho e saímos para jantar, precisávamos ligar para nossas famílias e abastecer o carro. No hotel nos indicaram um posto de combustíveis que aceitava cartão de crédito. Deixamos o hotel e fomos buscar no centro uma cabine telefonica, chegamos no local e a atendente nos informa que toda a cidade estava sem telefone, devido uma falha no sistema deles. Resolvemos então tentar abastecer o carro, e o posto também não estava aceitando cartões pelo mesmo motivo da cabine telefonica, estavam sem sistema de comunicação.

Resolvemos então ir ao banco para sacar alguns pesos, pois temos pouco e caso continue o problema de comunicação não teremos nem como pagar a conta do hotel amanhã, e mais uma vez devido ao problema de comunicação não conseguimos sacar.

Após tentarmos em três bancos diferentes e sem sucesso resolvemos escolher um lugar para jantar. Nem perguntamos se aceitava cartões, pois mesmo se aceitassem não teria sistema de comunicação.

Amanhã partiremos logo cedo para a cidade de Uruguaiana, RS, vamos voltar finalmente ao Brasil, isso se conseguirmos dinheiro para pagar o hotel e para abastecer o carro!

Continuem viajando com a gente....

Estradas... estradas e mais estradas

Nossa bagunça, isso porque o carro é grande

Azeitonas frescas na beira da estrada...

Imagem de estradas do Brasil? Bem parecido... infinitas plantações e pastos para o gado

O lugar da navegadora

Sorvete pra refrescar o calor... estamos sem ar-condicionado!

Quase não matamos insetos hoje, tiramos essa foto 100KM depois de lavar o vidro

Um antigo posto de combustível

Pessoal adiantado... árvore de natal

Nosso jantar... Pechuga de Pollo!

Comentários