Diário de Bordo
Caminho das águas - 2013
Dia 11
Em Bonito, MS: Gruta Lago Azul, Gruta São Miguel e Aquário Natual
Hoje deixamos Bodoquena, MS logo cedo e nos dirigimos para Bonito, MS. Tínhamos que chegar até as 08h no nosso primeiro atrativo do dia o Lago Azul, saímos de Bodoquena, MS às 06h20min e chegamos na entrada do atrativo às 07h40min, deu tempo apenas para tomarmos um café rápido e já nos equipamos para conhecer a Gruta do Lago Azul.
Iniciamos uma trilha de aproximadamente 300m e já avistamos a entrada da gruta, já começamos a nos impressionar com o tamanho da boca de entrada. Assim que se chega na boca da gruta inicia-se uma trilha por degraus de pedra para descer até o lago, como a descida é bem lenta e com paradas, você quase não sente a trilha. Quando iniciamos a trilha pensamos que não seria possível visualizar a água azul, mas quando começamos a nos aproximar a visão foi se adaptando ao ambiente e começamos a enxergar a tonalidade azul da água, realmente é muito bonito.
Ficamos aproximadamente uns 30 minutos cotemplando a lagoa e começamos a trilha de volta, o que era fácil pra descer começou a ficar difícil para subir, o segredo é subir devagar e com algumas pausas bem rápidas.
Deixamos o Lago Azul e nos dirigimos para a Gruta São Miguel, tínhamos marcado a visitação para 11h, as duas atrações são próximas, uns 10 KM. Chegamos às 10h40min na Gruta São Miguel e aproveitamos um grupo que estava se preparando a adiantamos a visitação (ganhamos um tempinho maior para nossa pausa de almoço). A visitação à gruta vale a pena, as trilhas são bem tranquilas e a gruta possui uma iluminação artificial, é muito diferente das cavernas que já visitamos, principalmente na facilidade no acesso, tanto nas trilhas de chegada na caverna como nas trilhas dos salões da caverna. Uma pena que a visitação na caverna dura menos de 30 minutos, é tudo muito rápido.
Depois que deixamos a Gruta São Miguel, ficamos um tempo na recepção do local e notamos algumas araras vermelhas em uma árvore, para nossa surpresa o Luciano (rapaz que fica na recepção da fazenda) jogou um pouco de sementes em um local aonde elas costumavam almoçar, e todas resolveram descer da árvore para comer, era o único tipo de arara que ainda não tinhamos fotografado.
Nosso próximo atrativo do dia era no aquário natural, mas nosso horário estava agendado para às 14h, resolvemos encontrar algum lugar para almoçarmos no centro da cidade. Encontramos uma lanchonete "Vicío da Gula", descobrimos que lá é vendido um lanche de jacaré, o X-Jacaré, imaginem qual o lanche que o Beto escolheu... lá vamos nós experimentar o lanche de jacaré, junto com um suco de uma fruta da região a Guavira. Totalmente aprovados, indicamos tanto o suco como o lanche para todos que visitarem Bonito, MS.
Almoçamos... barriga cheia e lá vamos nós para o último atrativo de Bonito, MS, o aquário natural. Realmente o lugar é fascinante, é extamente como a propaganda mostra, águas cristalinas com uma diversidade enorme de peixes nadando o tempo todo junto com a gente. No final da flutuação ainda temos o direito de queimar uma adrenalina com uma pequena tirolesa com queda no rio.
Deixamos o aquário natural e fomos direto para a pousada, afinal tinhamos que fazer o check-in, rodamos o dia todo com todas as malas no carro. Ficamos hospedados na pousada Tuiuiu, logo que chegamos fizemos amizade com a proprietária a Rosangela, que descobrimos que era uma ex-paulistana da zona leste, quase que nossa vizinha de bairro. O Beto aproveitou um tempinho de folga e colocou o pneu da Defender para rodar novamente, desde que tivemos o problema estávamos rodando com o estepe. Pneu trocado fomos direto para o banho e começamos a nos preparar para jantar e quando estávamos quase prontos começamos a escutar uma quima de fogos como de ano novo... lembramos de que era a abertura do festival de inverno. Assistimos a queima de fogos da pousada mesmo e terminamos de nós arrumar.
Ontem enquanto tomavamos um Açai na cidade notamos um restaurante chamado "Taboa" (um lugar muito diferente aonde cada visitante deixa sua marca) e já decidimos que o nosso próximo jantar seria ali, assim fomos direto para lá. O Beto descobriu que eles tinham uma cachaça artesanal, e aproveitou para experimentar uma dose da cachaça.
Pedimos o prato, um pintado no molho de urucum, mais um prato para o nosso cardápio de indicações. Um pouco antes do prato chegar encontramos um casal que fizemos amizade na Gruta do Lago Azul, eram o Bruno e Lilia, eles estavam com mais um casal, o Márcio e a Gabriela (que no final descobrimos que não eram um casal, mas dois irmãos viajando juntos), juntamos nossas mesas e começamos um bate papo de viagens, destinos, indicações e tudo mais.
Depois de um longo bate papo nos despedimos de nossos amigos e voltamos para a pousada, amanhã o dia será longo, teremos aproximadamente 800KM entre Bonito, MS e Foz do Iguaçu, PR.
Continuem nos acompanhando!
Nascer do sol na estrada
Gruta do Lago Azul
Gruta São Miguel
Almoçando Jacaré com suco de Guavira...
Aquário Natural
Pôr do sol na estrada de volta à Bonito, MS
Fogos na abertura do festival de inverno em Bonito, MS
Jantar com direito a cachaça Taboa
Novos amigos de Goiás e do Rio
Comentários
