Diário de Bordo

Caminho das águas - 2013


Dia 10

Em Bodoquena, MS: Trilha na Fazenda Boca da Onça

Hoje o nosso dia foi dedicado a explorar as atividades disponíveis na cidade de Bodoquena, MS. Estamos hospedados na Pousada Colonial, uma das únicas pousadas da cidade e com uma estrutura muito simples. Antes de decidirmos em ficar na cidade de Bodoquena, MS, realizamos diversas pesquisas de como uma cidade tão próxima de Bonito, MS não é tão divulgada. Por este motivo resolvemos explorar a região.

Ontem de noite a Dani resolveu pesquisar o que era interessante visitar na cidade. Existem diversos balneários na cidade e duas fazendas com diversos atrativos, a Fazenda do Betione e a Fazenda Boca da Onça. Resolvemos então que visitaríamos a fazenda Boca da Onça.

Levantamos perto das 8h e fomos para o café da manhã, após o café resolvemos conversar com o dono da pousada sobre a Fazenda Boca da Onça, se era realmente interessante e se era necessário algum tipo de reserva. Para nossa surpresa, é quase impossível chegar na fazenda e realizar a trilha, pois é necessário um agendamento prévio para visitação no local. Ficamos perdidos, meio que sem muito o que fazer e resolvemos ligar para a fazenda, e por sorte havia um grupo para hoje, mas era necessário nos deslocarmos para lá imediatamente. Juntamos as coisas e partimos desesperados para a fazenda.

Assim que chegamos na fazenda já percebemos um guia se deslocando com um grupo e esse era o único do dia.. e a galera com aquela cara de "os atrasados chegaram", corremos, preenchemos os formulários necessários e partimos para a trilha.

Realmente a trilha é muito bonita, são 4KM de caminhada com visitação em 10 cachoeiras durante o percurso, algumas apenas para contemplação e outras para banho, são elas: Boca da Onça, Anta, Cotia, Jabuti, Buraco do Macaco, Paca, Fantasma, Poço da Lontra, Arara e Morcego. O nível de dificuldade da trilha é de leve para moderado, umas vez que se caminha principalmente em plataformas com escadas, são muitos degraus (aproximadamente 1.000) durante o percurso. É importante lembrar que para realizar a trilha é obrigatório o uso de tênis. O valor do day-use na fazenda é de R$ 124,00, incluso a parte de guias para a trilha e almoço livre.

Durante a trilha, já começávamos a pensar o que fazer no dia seguinte. Tínhamos a intenção de conhecer Bonito, MS, mas devido ao festival de inverno que começa amanhã todos os hotéis e pousadas estão cheios. Percebemos que havia um rapaz fechando a trilha, ele é motorista que leva os turistas até os atrativos. Começamos a perguntar para ele como estava a cidade e o que poderíamos fazer por lá, podemos dizer que ele salvou nossa ideia de conhecer Bonito, MS, além de conseguir uma pousada para ficarmos com preço acessível ainda nos indicou duas atrações principais para visitarmos. O salvador se chama Sandro "Corumbá" (quem precisar de transporte em Bonito, MS pode contar com ele... cara muito gente fina que nos ajudou muito, o contato dele é (67) 9975-3187 e faz passeios em Bonito, MS e no Pantanal).

Assim que finalizamos a trilha, almoçamos e resolvemos dar uma esticada até Bonito, MS para acertarmos todos os detalhes dos lugares que vamos visitar e a nossa diária na pousada para amanhã. Aproveitamos e demos carona para o guia do passeio o Cleidson... fomos durante todo o caminho conversando sobre o Parque do Bodoquena e todos os seus pontos de visitação, animais, etc.

Chegamos em Bonito, MS e fomos direto para a agência de turismo. A cidade é muito organizada e todos os passeios são agendados com hora marcada para assim evitarem problemas com filas, tumultos, etc. Portanto, se pretende um dia visitar Bonito, MS não tente ir até o local do atrativo e resolver as coisas por lá. É necessário se dirigir até uma agência e comprar ou "Voucher" para cada atrativo, os preços são tabelados e é a própria prefeitura quem emite. Fechamos três atrativos: Lago Azul, Gruta São Miguel e Aquário Natural. A Leida foi muito atenciosa e nos ajudou muito para conseguirmos os horários de vistação compatível com o trajeto de cada atrativo. O nome da agência é a Do Carmo's Tour (67 - 3255-1851), como os preços são tabelados, o diferencial de cada agência é o atendimento, e fomos muito bem atendidos pela Leida.

Depois da agência fomos até a pousada e acertamos nossa diária para garantirmos a vaga.

Após resolvermos tudo, aproveitamos o clima agradável da cidade, jantamos um belo Açaí e nos deslocamos para Bodoquena, MS, afinal todas as nossas coisas ainda estavam na pousada.

Amanhã nos deslocaremos para Bonito, MS para visitação dos três atrativos. Continuem nos acompanhando.

Início da trilha na Fazenda Boca da Onça

A árvore que brota água

Visão da maior plataforma de rapel do Mato Grosso do Sul

Vamos começar a descida

Cachoeira Boca da Onça

Como sempre.. entrando em todas... água muito fria!

Se recuperando do frio

Olha a Boca da Onça... realmente parece muito

Um macaco no meio da trilha

Continuando a trilha das cachoeiras da fazenda

Outro lugar diferente, o buraco do Macaco

Dentro do Buraco do Macaco

Almoçando depois de 2KM de trilhas

Encontramos nosso amigo Tamanduá Bandeira novamente

Comentários