Diário de Bordo

Caminho das águas - 2013


Dia 8

Da Chapada dos Guimarães, MT à Jaciara, MT: Passando por Poconé e Transpantaneira até o Pixaim

Hoje nosso dia começou um pouco triste, afinal estávamos deixando um lugar no qual já estava parecendo nossa casa. Não por estar na natureza, mas por fazer amizade com pessoas especiais como o Fernando e a Kenia da pousada Vento Sul e a Avanir, nossa guia que nos acompanhou durante a trilha de ontem. Quando voltarmos à Chapada dos Guimarães, MT, sem sombra de dúvidas ficaremos hospedados novamente na pousada, nunca fomos tão bem tratados, o Fernando e a Kenia se apegam a cada detalhe para agradar os hospedes. Mas vida de viajante é assim mesmo, faz uma amizade aqui... uma outra ali, sempre deixando a porta aberta para voltar um dia.

Nosso roteiro de hoje não estava originalmente em nossos planos, nosso roteiro original era nos deslocarmos da Chapada dos Guimarães, MT direto para a cidade de Bodoquena, MS, mas tivemos a indicação por diversas pessoas para conhecermos o Patanal do Mato Grosso. Devido a proximidade da Chapada dos Guimarães, MT e a cidade de Poconé, MT (portal do pantanal), resolvemos então incluir em nosso roteiro uma esticadinha até Poconé, MT (distante 177KM da Chapada) e percorrermos a Transpantaneira até um local chamado Pixaim. No percurso total de ida e volta na Transpantaneira rodamos 130KM e passamos por 39 pontes de madeira. O lugar é fantástico, inúmeros animais para todos os lados da estrada, um verdadeiro safari no Brasil. Avistamos Tuiuiu's, Garças, Jacarés, Capivaras, Gaviões, Emas e Porcos. Ainda tivemos a sorte de acompanhar um Gavião degustar uma pequena cobra bem na nossa frente, ele simplesmente pousou na estrada e quando pousou paramos o carro e começamos a observar o que ele estava fazendo... para nossa surpresa ele acabava de capturar uma cobra e começava o seu almoço. Respeitamos ele e ficamos observando até o momento que ele levantou voo novamente, com certeza se não parássemos ele perderia o seu almoço e nós perderíamos essa cena única.

Ficamos na Transpantaneira até aproximadamente às 16h e com a mudança de planos em nosso roteiro, teríamos que dormir em algum hotel de beira de estrada, optamos por nos deslocar até a cidade de Jaciara, MT. Como já sabíamos que seria difícil sairmos para jantar, por não se tratar de uma cidade 100% turística, optamos por jantar na estrada e utilizarmos o hotel apenas para pernoitar.

Dessa vez conseguimos contornar a cidade de Cuiabá, MT para evitar perda tempo com os inúmeros desvios devido às obras da copa de 2014, mas o tempo que ganhamos por não passar pela cidade, perdemos devido a velocidade super reduzida pelo alto fluxo de caminhões e pelas pessímas condições da estrada no trecho entre o Trevo do Lagarto e a BR-070.

Chegamos em Jaciara, MT por volta das 20h30min, foram 4h30min para percorrer 256KM (podemos descontar uns 45min gastos para o nosso jantar). Rodar de noite é perigoso, mas também é mágico, como a região possue uma distância muito de grande de uma cidade à outra e o tempo está muito aberto, durante todo o caminho nosso céu era ilumidado por milhões e milhões de estrelas, ao ponto de parecerem areia no céu.

Por hoje foi isso... amanhã nos deslocaremos para a cidade de Bodoquena, MS serão aproximadamente 700KM de estradas. Aproveitem as fotos e continuem nos acompanhando.

Deixando a Chapada dos Guimarães, MT

Chegando em Cuiabá, MT... cidade do caos!

Mais uma? E de domingo ainda!

Portal de Poconé, MT

Entrando na Transpantaneira, Poconé, MT

Começando o Safari no Brasil

A primeira ponte da Transpantaneira, Poconé, MT

A lar dos jacarés

Dos gaviões

Protegidos por São Francisco de Assis

E claro, do Tuiuiu

Presenciar o almoço de um gavião não tem preço

Muitos, muitos e muitos jacarés

E algumas capivaras

A poeira começa a tomar conta do painel da Defender

O asfalto voltou... e junto com ele... muitos caminhões

Hoje a noite promete... hehehe

Jantando na estrada...

E rodando alguns quilômetros de noite para ganhar tempo

Comentários