Diário de Bordo
Caminho das águas - 2013
Dia 7
Na Chapada dos Guimarães, MT: Trilha para Caverna do Aroe Jari, Lagoa Azul e Caverna Kiogo Brado
Hoje finalmente conseguimos fazer uma trilha para relaxar nossas mentes e renovar nossas energias.
Estávamos em dúvida sobre qual trilha fazer, a das Cavernas Aroe Jari e Kiodo Brado junto com a Lagoa Azul ou a do morro do São Jerônimo, mas em uma conversa antecipada com o Fernando (proprietário da pousada Vento Sul) decidimos fazer as cavernas, não conhecemos o morro São Jerônimo, mas a trilha foi incrível. Com mais uma ajuda do Fernando a trilha se tornou além de especial, nos indicando a guia Avanir... uma pessoal prá lá de especial.
Acordamos cedo, tomamos um belo café da manhã, conversamos com a nossa guia e seguimos rumo à entrada da trilha das cavernas. Tanto as cavernas como a Lagoa Azul ficam numa propriedade particular, distante 40KM do centro da cidade da Chapada dos Guimarães, MT e é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 por pessoa para visitação. Além disso é obrigatório o acompanhamento e monitoramento de um guia durante toda caminhada e o uso de perneiras para proteger as pernas de picadas de cobras.
A trilha possuí um nível de dificuldade leve e seu percurso de ida e volta é de 12KM, sendo que o único requisito é respeitar a natureza. Os principais atrativos da trilha são: A ponte de pedra, a pedra do equilíbrio, os dois acesso da caverna Aroe Jari (primeiro a boca de saída e depois a boca de entrada), a lagoa azul (é interessante chegar na lagoa azul até às 14h, horário em que o sol tem o melhor posicionamento para iluminação da lagoa) e por último a travessia da caverna Kiodo Brado.
A caverna Kiodo Brado foi recém inaugurada e possui uma fragilidade imensa, nunca visitamos uma caverna tão frágil como a Kiodo Brado, a caverna é realmente fantátisca.
Do inicío ao fim da trilha fomos presentados por diversos animais, em especial a Ema que abriu nossa visitação, à Anta que nos deixou observar o seu almoço e por fim o Tamanduá Bandeira que estava no meio da trilha de volta e que pudemos ficar muito próximo dele (+ ou - uns 2 metros de distância). A dica para conseguir avistar bichos em trilhas é caminhar olhando para todos os lados e manter o maior silêncio do mundo... conversando apenas o necessário. Finalizamos a trilha com um lindo pôr do sol.
Voltamos para à pousada com nossa energia mental completamente renovada e fomos logo cuidar da energia do corpo... e como ninguém é de ferro, hoje optamos por jantar Pizza, para não perder o nosso hábito de sábado de noite em Sampa. Na cidade da Chapada dos Guimarães, MT existem uma pizzaria chamada Margherita, fica próximo a praça da igreja, pizza muito boa com massa fina e leve, há tempo não comíamos uma pizza tão leve e gostosa.
Bom por hoje é isso, amanhã teremos uma surpresa em nosso roteiro, mudamos alguns planos e incluímos a Transpantaneira em nossa lista de lugares para visitar... continuem acompanhando.
A Ema que começou nosso dia...
De "perneiras" colocadas... olha a cobra!
Início da trilha para a ponte de pedra.
Ponte de Pedra
Uma anta que apareceu na trilha.
O Guardião da saída da caverna do Aroe Jari
Trilha para a caverna do Aroe Jari
Um pequeno Jatobá.. e pensar que derrubam uma dessas para fazer móveis!
Saída da caverna
Entrada da caverna Aroe Jari
Pedra do Equilibrio
Trilha para a Lagoa Azul
Lagoa Azul
Trilha para caverna Kiogo Brado
Um cipó no formato de serpente
Entrada da caverna Kiogo Brado
Na volta, quase no final da trilha fomos presenteados com um Tamanduá Bandeira
Pôr do sol
Uma Siriema
Uma Gralha Azul
Reunidos com a nossa Guia Avanir.. muito gente boa!
Arte indígena da região do Xingu
Como é sábado... é dia de pizza!
Comentários
