Diário de Bordo
Chapando no Brasil - 2012
Dia 8
Da Cachoeira da Velha, Jalapão à Mateiros, TO: Dunas do Jalapão
Se a noite não foi boa! O dia foi a recompensa!
Dormir sozinho em um lugar remoto... longe de tudo... perto da mata é uma aventura e tanto... acordavamos até com o gado arrancando grama do chão, sem falar nos pássaros de habito noturno como corujas, quero-quero e outros mais... quem mora na região já está acostumado, mas quem é de fora estranha muito.
Acordamos com um despertador fora do comum, várias araras passaram pelo local do acampamento, fazendo um barulhão (às 6h). Logo levantamos pegamos a câmera fotográfica e tantamos registrar algumas, pena que foi de longe, mas valeu por ver a liberdade de um pássaro lindo como esse.
Pretendiamos curtir a prainha da Cachoeira da Velha na parte da manhã, mas ainda tinhamos 120KM daquela beleza de estrada para Mateiros, TO, por isso resolvemos arrumar as coisas e seguir viagem. Fomos direto para Mateiros, TO parando apenas em uma ponte com um visual muito bonito. Saímos da Cachoeira da Velha às 8h e chegamos em Mateiros, TO às 12h, isso mesmo 4h para percorrer 120KM média de 30KM/H. O que não saia da cabeça era ter que enfrentar essa estrada novamente para irmos embora.
No meio do caminho encontramos o Saud, o Carlos e o Roque do fórum 4x4brasil, conversamos rapidamente e pedimos dicas para hospedagem, eles indicaram a pousada Veredas Tropical, seguimos direto para lá e conseguimos o único quarto vago. A proprietária é a dona Bibi, uma senhora muito educada e gente boa!
Descarregamos algumas malas do carro e fomos almoçar, a dona Bibi nos indicou o Rancho 21, que serve comida caseira, mas não espere pelo cardápio, isso não existe para comida no Jalapão, você tem que comer o que tem, pois tudo aqui é muito dificil. O jalapão não é lugar pra gente com frescura, aqui o visitante é muito bem tratato, mas com toda a simplicidade do local. Durante o almoço ficamos sabendo de uma caminho alternativo para irmos embora da cidade, pelos comentários sao apenas 100KM de estrada de terra.
Após o almoço resolvemos visitar as Dunas do Jalapão, tinhamos que voltar 30KM naquela estrada ótima e ainda pegar uma trilha de 4KM de areia com o carro, novamente a emoção começa, apenas veículos com tração são liberados para visitar as Dunas. Ver o pôr do sol nas dunas é algo único, mas voltar pela trilha de areia mais os 30KM de estrada a noite é uma aventura e tanto, a "Carroça" nunca sofreu tanto em uma viagem.
Voltamos das Dunas direto pra pousada e encontramos o Saud, o Carlos e o Roque, trocamos algumas ideias de viagens e compartilhamos informações de mapas de como ir embora de Mateiros, TO sem passar por Ponte Alta do Tocantins, TO. Graças as informações compartilhadas e ao MapSource instalado no notebook do Saud foi possível montarmos uma rota.
Aproveitamos e fomos todos juntos comer uma pizza e continuar o bate-papo.
Agora é dormir e amanhã conhecer os famosos "fervedouros" e a Cachoeira da Formiga". Continuem acompanhando.
Nascer do sol!
Nosso despertador... diversas araras
O pesadelo da Dani... a coruja que fez barulho a noite toda
Caminho para Mateiros, TO (oh estradinha boa)
Dunas do Jalapão
Pôr do sol junto com a Lua nas Dunas do Jalapão
Ver o pôr do sol teve um preço... dirigir pelas estradas do Jalapão de noite

Comentários
