Diário de Bordo
Chapando no Brasil - 2012
Dia 7
De Luís Eduardo Magalhães, BA à Cachoeira da Velha, Jalapão
Hoje nosso dia foi de estrada, mas com muita aventura!
Saímos de Luís Eduardo Magalhães, BA às 08h, o GPS indicava que nossa chegada à Ponte Alta do Tocantins, TO seria por volta das 13h30min, sabiamos que alguns trechos da viagem seriam por estradas de terra, por isso não estávamos muito confiantes no horário. Para nossa surpresa chegamos antes do tempo previsto às 13h, porém percebemos que as atrações do Jalapão ficavam longe da cidade de Ponte Alta de Tocantins, TO, pedimos algumas informações e nos indicaram a cidade de Mateiros, TO que fica a 170KM de Ponte Alta do Tocantins, TO. Assim resolvemos seguir para Mateiros, TO e deixamos Ponte Alta do Tocantins, TO por volta das 13h30min rumo ao coração do Jalapão, Mateiros TO.
Paramos em diversos lugares para perguntar como chegar até mateiros, uma vez que não achamos placas indicativas e nessas paradas começamos a ficar um pouco precupados, todos perguntavam se o nosso carro era "traçado" (se era 4x4), sabemos que o uso do 4x4 é pra quando o bicho pega nas estradas... e podemos dizer que o bicho pegou... e pegou feio. Para terem uma ideia das condições da estrada, percorremos 70KM em 2h30min. Se saímos de Ponte Alta do Tocantins às 13h30min e gastamos 2h30min para percorrer apenas 70KM, chegaríamos a Mateiros, TO às 20h. Começamos a nos questionar sobre duas possibilidades, ou enfrentariamos a estrada de terra em pessímas condições à noite em um lugar remoto... sem celular e sem praticamente ninguem na estrada ou acampariamos em algum lugar. Lembramos que no fórum 4x4brasil algumas pessoas comentaram que acamparam na Cachoeira da Velha, resolvemos seguir até lá para acampar e seguir viagem no dia seguinte.
A entrada da Cachoeira da Velha fica exatamente a 70KM de Ponte Alta do Tocantins, TO, porém até a cachoeira são mais 30KM. Percorremos 20KM e chegamos a portaria de entrada da cachoeira que é controlada pela ADETUR, a primeira coisa que perguntamos "Aonde fica o camping" e recebemos como resposta "Aqui não existe camping, não é permitido acampar na Cachoeira da Velha". Na hora pensamos... ferrou vamos ter que enfrentar mais 120KM de estrada à noite, mas logo o pessoal nos tranquilizou, era possível acampar na sede, mas na cachoeira não. Resolvemos então conhecer a cachoeira e a prainha para depois montarmos acampamento.
Voltamos da cachoeira e ficamos batendo um papo com o pessoal da ADETUR e torcendo para algum louco chegar ali para acampar junto com a gente, mas isso não ocorreu... montamos acampamento sozinhos. O local era um pouco estranho, pois ali antigamente funcionava uma pousada, mas o governo transformou a fazenda em um parque e a pousada foi desativada, o lugar era muito sombrio! A aventura foi boa... banho estilo "A Fazenda", morcegos voando no telhado do lugar, os mais diversos barulhos de bichos na mata... e tudo mais o que se pode esperar por acampar no meio do Jalapão. Nossa unica companheira foi a "Bellinha" uma cachorrinha que logo nos foi levada de lá, pois tinham esquecido ela.
Montamos nosso jantar... um risoto italiano com atum, lavamos a louça e fomos dormir.... exatamente às 21h podemos dizer que até agora foi o único dia que deitamos cedo...
Bom é isso amanhã continuaremos nossa viagem rumo à Mateiros, TO. Vejam algumas fotos do dia de hoje:
Estrada... rumo ao Jalapão
Bem-vindo ao Tocantins
Você acha que essa estrada é ruim? Se sim não venha para o Jalapão!
No Jalapão as estradas são assim
Cachoeira da Velha
"Bella" nossa unica companheira no acampamento
O Acampamento
Banho estilo "A Fazenda"
Preparando o Jantar....
A recompensa.... nunca vimos um céu tão lindo
Rango pronto... hora de matar a fome!
Lavar a louça e dormir

Comentários
