Diário de Bordo

De São Paulo ao Atacama - 2014


Dia 11

De TalTal, CHI à Copiápo, CHI: Parque Pan de Azucar e Bahía Inglesa

Hoje conhecemos a parte do litoral do deserto do atacama, deixamos a pousada em Tal Tal, CHI às 09h45min e nosso primeiro destino era o Parque Nacional Pan de Azucar.

Assim que levantamos para tomar café notamos que o tempo estava completamente fechado, o que atrapalharia e muito as fotos do parque, mas ao voltarmos para a Ruta Panamericana o tempo abriu, e decidimos seguir para o parque.

Logo que começamos a descer a serra para acesso ao Pan de Azucar, o tempo fechou novamente e começou a ventar muito forte, mesmo assim já que estavamos lá, resolvemos percorrer todo o parque e registrar fotos dos lugares interessantes.

No parque existem diversas opções de acampamento, todas com infra estrtura de banheiros, pelo que contatamos, algumas gratuítas e outras pagas, em média é cobrado 7.000 pesos chilenos por pessoa para acampar, para visitar o parque não é necessário pagar nenhuma taxa.

Chegamos no parque próximo das 11h e finalizamos o seu trecho às 13h. Não gastamos muito tempo por conta do clima, estava frio e as nuvens baixas estavam tirando a beleza do lugar.

Do Parque Pan de Azucar seguimos para a Bahía Inglesa que fica na cidade de Caldeira, CHI. Esse destino foi uma dica do Alex Vale que la na página do facebook indicou a região, realmente o lugar é fantástico! Logo que chegamos procuramos um local para almoçar e claro, depois do almoço mergulhar no Oceano Pacífico. Fizemos uma parada longa na Bahía Inglesa, pois já estavamos bem próximo da cidade escolhida para pernoitar e não queríamos chegar cedo no hotel pra ficar de bobeira.

Após o almoço fomos para a areia... e claro, o Roberto para a água! Não sabemos se por conta da época, mas a água estava congelante e o Roberto não aguentou mais de 5 minutos no mar.. e logo saiu.

Ficamos mais um pouco na areia contemplando aquela vista maravilhosa, quando resolvemos sair encontramos um brasileiro chamado Guilherme, ele é de Minas Gerais e está na estrada à 9 meses, e acreditem ele chegou aqui de bicicleta... e ainda vai continuar na estrada por 20 meses... sua meta é de chegar no Canadá! Ficamos ali batendo um papo e fazendo um novo amigo viajante!

Assim que deixamos a Bahía Blanca fomos para a cidade de Copiapó, CHI, cida que definimos como base para enfim cruzarmos as cordilheiras novamente. Nossa ideia era de cruzar a cordilheira pelo Paso de Pircas Negras, mas ao realizarmos algumas consultas descobrimos que o Paso de Pircas Negras fica aberto apenas de quinta-feira à domingo e nos meses de janeiro e fevereiro, com isso teremos que mudar nossos planos e atravessar a cordilheira pelo Paso de San Francisco. Essa mudança aumentará em 400KM o nosso destino de amanhã.

Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar vaga em hotéis de Copiapó, CHI, aquele mesmo problema de cidade grande...

Hoje a Dani fez uma brincadeira na estrada, resolveu marcar as casinhas construídas nos locais aonde acontecem acidentes com vítimas fatais nas estradas. Aqui no Chile eles constroem verdadeiras casas aonde ocorreu o acidente, em 351KM ela conseguiu contar 180 casinhas construídas... isso mostra que o Chile é um país com muitos acientes fatais nas estradas!

Continuem viajando com a gente!

Nossa vista do café da manhã, uma pena que estava nublado

Que corpo que aguenta essa mudança violenta de altitude?

Trailler de lanches em TalTal, CHI... tem brasileiro em todos os cantos do mundo

Placa indicando rota de fuga de Tsunami

Início da rodovia que leva ao parque Pan de Azucar

O parque Pan de Azucar

??rea de camping

Vilarejo

O Pan de Azucar!

A maioria das praias do parque estão com placas assim, pois o mar parece bem forte

Pronto para navegar???

Diversos passáros pescando bem na nossa frente

Bahía Inglesa

Caipirinha para esquentar

Nossos pratos

A Bahía Inglesa

Bora se refrescar no Oceano Pacífico? Nunca mergulhei numa água tão gelada

O Beto sem camiseta e de bermuda e a Dani de moleton... será que estava frio?

Guilherme... nosso inspirador de novas aventuras

Mais uma placa de rota de fuga e desta vez estamos em outra cidade

Trânsito caótico em Copiapó, CHI, nos sentimos na Radial Leste em São Paulo, SP às 18h.

Estamos usando mais o fogãozinho nessa viagem do que quando acampamos... é só ligar e esquentar a água.

Comentários