Diário de Bordo

Chapando no Brasil - 2012


Dia 10

De Mateiros, TO à Cavalcante, GO

Hoje nosso dia foi de estrada, deixamos Mateiros, TO às 6h com um frio na barriga pensando somente nas condições da bendita estrada que liga Mateiros, TO à Dianópolis, TO. Pelos relatos seria possível chegar no asfalto rodando apenas 160KM com um tempo médio de 3h e não as 5h30min previstas no trajeto de volta à Ponte Alta do Tocantins, TO.

Seguimos as orientações passadas pelos moradores da região, é incrivel como eles conhecem a estrada, zeramos o hodometro na porta da pousada e quando apontava exatamente 22KM apareceu a saída a direita para a famosa Pedra da Baliza. A Pedra da Baliza marca a divisa entres os estados de Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí, um lugar muito interessante.

Passando a Pedra da Baliza a nossa próxima indicação era um lugar chamado Garganta, tem esse nome por uma formação profunda e com pedras em forma de pilar. O asfalto ressurgiu exatamente no trecho da "Garganta", mas achamos que a Pedra da Baliza estava no pé... porque a "Garganta" demorou para chegar, essas estradas não aparecem no mapa, pois na verdade não são estradas oficiais, mas caminhos criados dentro de fazenda para que seja possível a retirada das produções.

Rodamos 590KM e chegamos à Cavalcante, GO às 16h, durante o trajeto notamos diversos pontos de queimada na mata (no Jalapão rodamos mais de 60KM em mata queimada). É triste ver o fogo consumindo toda a vegetação castigada pelo tempo seco.

Ao chegarmos na cidade fomos direto ao CAT (Centro de Apoio ao Turista), o Júnior nos passou todas as informações sobre os pontos de visitação e até deu algumas dicas de pousadas, é legal encontrar esse tipo de apoio ao turista, a maioria das cidades não dispõe desse serviço e quando dispõe acabam não atendendo com a devida qualidade.

Como eu fiz a Dani sofrer muito no Jalapão, resolvi escolher uma pousada com bastante conforto, escolhemos juntos a pousada "Vale das Araras", um lugar muito bom, sem comentários.

Aproveitamos para jantar na pousada mesmo, assim não precisamos dirigir mais.

Bom por hoje é só, amanhã visitaremos a Cachoeira Santa Bárbara que é um dos cartões postais da cidade.

Continuem viajando junto com a gente.

Vejam algumas fotos do trajeto de hoje.

Nascer do sol

Pedra da Baliza

Garganta

Olha... ele voltou! :)

Eles também voltaram! :(

Queimadas na beira da rodovia

O GPS que nunca falha! hehehehe

A pousada Vale das Araras

A Lua na nossa varanda

Comentários